quarta-feira, 8 de setembro de 2010

VIII. Moral

Jean Piaget, a partir de observações minuciosas de seus próprios filhos e de várias outras crianças concluiu que estas, ao contrário do que se pensava na época, não pensam como os adultos: certas habilidades ainda não foram desenvolvidas.
Quando um de seus filhos foi ensinado a jogar, pensou que era apenas outra forma de jogar, e que seu pai era o inventor do jogo.
Para ele, os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais.
É a partir dos 10 anos que as regras deixam de ser sagradas para as crianças.
Existe a moral de repressão, que é quando as regras são definitivas e inquebráveis; e também a moral de cooperação, quando as regras já deixam de ser lei.
As crianças antes dos 10 anos assimilam apenas quantidade e não gravidade da situação. Um exemplo é quando quebram alguma coisa. Se uma criança quebra por querer duas xícaras, e outra sem querer três delas, a conclusão será que a criança que quebrou três vai ser mais castigada.
No aspecto moral é muito importante estimular a criança a trabalhar em grupo.

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