quarta-feira, 1 de setembro de 2010

I. Visão geral do desenvolvimento

Este é o primeiro capítulo que resumimos...!


Piaget, como grande observador, deu início à análise dos erros no desenvolvimento e na solução de problemas pelas crianças. Depois de observar e estudar o comportamento infantil, conclui: “Há uma lógica no erro”. Em suas pesquisas, propôs o modelo do castelo de cartas, descrevendo toda preparação, comparação do peso e tamanho de cada carta, olhando também tudo pelo lado geométrico, tanto paralelamente, quanto perpendicularmente.
Todas as idéias propostas por Piaget buscam formar cidadãos críticos, ativos e criativos na sociedade. O pioneiro no estudo da inteligência infantil apontou quatro períodos no desenvolvimento infantil:
* Período sensório-motor: o pequeno bebê ainda está se adaptando ao novo mundo descoberto ao seu redor. Esse período ocorre do nascimento até por volta dos dois anos de idade da criança;
* Período pré-operacional: é onde o pensamento egocêntrico se manifesta com maior força, quando a criança considera que todo mundo e todas as pessoas giram em torno de si própria, e a criança também não consegue assumir o papel ou o ponto de vista do outro. Tal fase do desenvolvimento vai dos dois aos sete anos de idade da criança;
* Período operações concretas: Ocorre por volta dos sete aos onze anos de idade.  As ações são interiorizadas e passam a constituir as operações. Seu pensamento é menos egocêntrico. É a fase das operações matemáticas.
* Período operações formais: A criança começa nesse período a considerar hipóteses. É a partir dos 12 anos em diante que o adolescente será então capaz de formar esquemas conceituais abstratos, conceituar termos como amor, fantasia, justiça, esquema, democracia etc., e realizar com eles operações mentais que seguem os princípios da lógica formal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário