terça-feira, 7 de setembro de 2010

VII. Imagem e Memória

Segundo Piaget, “As imagens são instrumentos do conhecimento e, portanto dependem funções cognitivas”.
As imagens mentais parecem surgir por volta de meados do segundo ano de vida, e emergem da imitação consistindo em reproduções internalizadas. São classificadas como antecipatórias, reprodutivas, cinéticas e estáticas.
As imagens mentais incluem aspectos figurados e operativos, mas não mobilidade e reversibilidade. As imagens antecipatórias antecipam o que vai acontecer, a criança imagina os fatos antes de eles ocorrerem. Já as reprodutivas são imagens que retratam o que já foi visto e reconstroem o passado. Em outra linha estão as imagens estáticas, que não possuem movimento, como o próprio nome já diz, e as cinéticas, que tem certo movimento.
Piaget se deparou com indícios de que a memória infantil de uma configuração visual se aprimora consideravelmente seis meses após a visão de estímulos.
As suas pesquisas concluíram que a memória não é apenas uma cópia passiva do que é visto ou ouvido, mas é antes estrutura da inteligência.
Os dados da experiência realizada com palitos de fósforos indicaram que a criança recorda o que compreendeu mais do que o percebido.
Lynn Liben acredita com base em suas pesquisar que há muitas provas confiáveis da existência de um aprimoramento da memória em longo prazo.


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