quinta-feira, 2 de setembro de 2010

II. Conservação e Identidade

Este é o segundo capítulo do livro de Piaget....

Conservação é definida por Piaget como a capacidade de perceber que apesar das variações de forma ou arranjo espacial, uma quantidade ou valor não varia se dele não se retira ou adiciona algo. Dos dois aos sete anos, ou seja, no período pré-operacional, a criança não tem nenhuma percepção de conservação, ela está centrada apenas na aparência do objeto analisado. Já no período do pré-operatório e das operações concretas, a criança vai se tornando capaz de perceber que o volume sempre continua o mesmo, embora a aparência mude. Mais objetivamente, a partir dos seis e sete anos começa a conseguir conservar números, comprimento e quantidade de liquido. Em seguida vem a conservação de substância (sete e oito anos), área (nove e dez anos), e volume (onze e doze anos).
Quando a criança vivencia essa fase de conservação de substância, peso ou volume está num grande período não só de confusão, como também de desequilíbrio.
Identidade é quando os objetos se modificam ou até mesmo quando as pessoas trocam de roupa não ocasionado mudanças em suas características de identidade.


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