terça-feira, 10 de agosto de 2010

Psicologia da Cognição

Ano passado(2009) foi desenvolvido um trabalho de Psicologia da Cognição baseado nos estudos de Piaget. O tema pesquisado foram os estágios propostos por Piaget no desenvolvimento da imitação,da atividade lúdica e dos jogos nas crianças. Eu e a Nik fizemos dois vídeos para explicar tais temas. Um dos vídeos mostra as diferentes fases estudados por Piaget e há alguns exemplos de criançasem cada estágio, e no outro vídeo foi montado uma coletânea de situações engraçadas e "bunibuni's" de childrens!
Espero que se divirtam e gostem!





http://www.youtube.com/watch?v=KVegRSbRNcg
http://www.youtube.com/watch?v=-mgJQKpjJRw

Aqui está um pouco mais dessa pesquisa também!

FASE SENSÓRIO MOTORA
(0 A 2 ANOS)

Característica: por mecanismos sensório-motores, no contato com a realidade, com ausências de manipulações simbólicas.
Este período é caracterizado por 6 estágios:

ESTÁGIO:

Imitação: Ex.: a criança é estimulada a chorar quando houve o choro de outras crianças (0 a 1 mês). As reações circulares, isto é, repetições reflexas de ações geram satisfação caracterizando-se por uma atividade equivalente ao brinquedo (a sucção por exemplo)
Conceitos de Objetos: os objetos são principalmente sensações. Não diferencia o objeto das suas sensações.
Espaço: a criança não aprende um espaço unitário mas uma coleção de espaços desligados e organizados em torno das principais esferas sensório-motoras de atividade. Portanto existe um espaço oral, um visual, um auditivo e um tátil, em vez de um espaço comum, no qual todos os demais estão incluídos.
Causalidade: de acordo com a interpretação adulta, a causalidade transcende ao que seria viável nesse estágio. A gênese da causalidade expressa através do sentimento de que algo se reproduz, de eficiência ou de eficácia.
Tempo: a criança vivencia o sentimento vago de duração, imanentes às sua próprias ações. Nesse sentido, se confunde com as impressões de expectativas e de esforço, sem distinção entre o antes e o depois.

II. ESTÁGIO: (1 A 4 MESES)

Imitação: é mais pré-imitativa do que imitativa. Nesse estágio, a criança jamais tenta imitar um som, um movimento que lhe seja novo. A imitação ocorre apenas quando o modelo imitou a criança.
Brinquedo: há muito pouco indício de atividades lúdicas
Aparecem repetições de ações que são feitas posteriormente, buscando satisfação.
Conceito de objeto/espaço/tempo: semelhante ao estágio I

III. ESTÁGIO:

Imitação: a criança é frequentemente vista imitando deliberada e sistematicamente sons e movimentos feitos por outras pessoas. Mas só imita respostas presentes no seu repertório e as que pode ver e ouvir.
Conceito de Objeto: o início da extrapolação transcende a percepção imediata. Antecipa o objeto inteiro vendo apenas uma de suas partes; procura um objeto fora de seu campo visual etc. Porém há uma desistência imediata quando não acha o objeto.
Espaço: Enquanto o espaço próximo (do sujeito) começa a ser percebido em esquemas de profundidade (busca visual de objetos, procura), o espaço amplo continua sendo a tela plana que caracteriza os dois primeiros estágios. No espaço próximo começa a perceber a si próprio (mão, braço, interagindo com os objetos) mas numa organização indiferenciada onde a ação e o objeto se confundem.
Tempo: percebe suas próprias ações e "seria" em relação aos efeitos ambientais que causam. Tem uma consciência elementar do antes e depois na sequênciação-resultado. Surge a capacidade de reter um fato que se deu no passado imediato.
Causalidade: começa a discriminar o ato de seu resultado, quando ela se percebe agindo.

IV. ESTÁGIO (8 A 12 MESES)

Imitação: imita modelos novos. Na imitação muitas vezes se diferencia do modelo.
Brinquedos: a criança abandona as finalidades da ação para brincar com os meios usados. Aparece também a "ritualização" (a criança encontra um estímulo conhecido que usualmente está associado ao ato de ir dormir (travesseiro, lençol) e por alguns momentos, desenvolve o ritual de dormir: deita-se, chupa o dedo, etc.
Conceito de Objeto: a criança começa a procurar ativamente objetos ocultos porém com uma limitação no padrão da procura. O objeto deve ser escondido na presença da criança. Só posteriormente ela levanta obstáculos.
Espaço: o espaço não próximo deixa de ser um pano único e se torna organizado em regiões de profundidades diferentes.
Causalidade: a criança considera o sujeito (agente) como a causa do movimento.
Tempo: a criança relaciona pela 1ª vez um objeto como meio (que ocorre antes) de um fato que é fim (ocorre depois). Retém uma série de acontecimentos, na qual sua própria ação não intervém diretamente.

V. ESTÁGIO: (1 ANO A 1 ANO E 6 MESES)

Imitação: a imitação torna-se mais deliberada e ativa com mais habilidade e sutileza.
Brinquedo: além de repetir e variar uma ação, ela complica pelo prazer de fazê-lo
Conceito de Obejto: aprende a procurar o objeto no local em que foi visto pela última vez. A criança não consegue encontrar o obejto quando há deslocamentos invisíveis que precisam ser inferidos ou imaginados.
Espaço: há relações espaciais entre os objetos: empilhar objetos, colocar e retirar do recipiente.
Causalidade: ela agora não se considera como uma causa mas como um receptor de causas
Tempo: capacidade maior de seriar os próprios acontecimentos. Capacidade crescente de reter os acontecimentos na memória e num tempo maior.

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