sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A educação chega a todos! (Outro trabalho de Psicologia da Cognição)

Considerando um processo dinâmico na nossa formação, a educação nos leva a uma estruturação física, psicológica e social. As mudanças permitidas por ela nos deixam marcas de tal importância que, no caso da escola, a aprendizagem por experiência ou por vivência é clara. Até mesmo nosso comportamento é afetado pela educação.
         Tal processo não só dinâmico, mas histórico, nos deixa explícito que da educação não conseguimos escapar. Depois de tanto esperar a entrada no jardim de infância, na primeira escola, temos a consciência, que a educação, não nos deixará mais. Vem o Ensino Fundamental, o Médio, a Faculdade, as especializações, e nunca paramos, convivendo e nos adequando com a prática educacional no nosso cotidiano.
         Sabendo que o processo educacional pode ter início tanto no indivíduo, quanto na sociedade, podemos sim, tomar consciência da sua importância, embora mesmo sabendo dela em nossa vida, ainda assim, vemos que as diferenças de ensino são grandes no Brasil, e até mesmo, diminuindo nosso foco, na nossa própria cidade, que oferece variedade não só de escolas, mas também de metodologias. Existem hoje, muitas técnicas de ensino; Escolas que dispõe de fatores mais suscetíveis ao melhor desempenho escolar: aluno pesquisador, aprendizagem em grupos, discussões e aulas participativas, são opções disponíveis no âmbito educacional.
         Entretanto, tais diferenças no ensino, ainda importantes, não são decisivas na vida. Com base no texto de Carlos Brandão, “O que é educação?”, vemos que a cultura também é fator crucial. A educação também é algo que se remete às necessidades coletivas, que no caso da sociedade indígena, seria a caça, pesca, defesa e sobrevivência na floresta, o que para nós, que vivemos em uma sociedade capitalizada, não é nada indispensável.
          À medida que novas aprendizagens vão sendo incorporadas à nossa carga educacional, novas idéias, atitudes, senso crítico e enfoques, vão sendo incorporados, reestruturados e remodelados. Aliás, o senso crítico, é outro fator que se desenvolve muito com o processo discutido. Orientando nosso pensamento, abrindo um leque de ações e idéias, estimula-se aí, o poder de criação, distinção e criatividade pessoal. E é nessa construção, que sai a grande libertação individual.
          Finalizando, não importa as condições socioeconômicas, as culturas ou o ensino, a educação chega, de alguma forma, a todos.

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