terça-feira, 10 de agosto de 2010

Comparação do livro de Óthon Moacir Garcia ”Comunicação em prosa moderna” com o artigo de Suely Druck “O drama do ensino da matemática”.

 

        Sabendo-se que não só para se escrever um bom texto, mas também para atingir o público leitor, é necessário, antes de tudo, elaborar um bom planejamento do mesmo. Este foi um dos pontos citados por Óthon Moacir Garcia, em seu livro “Comunicação em prosa moderna”. Destaca-se a importância do parágrafo, que é descrito por se desenvolver determinada idéia central, que se agrega a outras, secundárias, relacionadas pelo sentido e pela lógica.
         Analisando o texto apresentado por Suely Druck, relatando o ensino da matemática, vemos que, a Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, se utilizou corretamente das definições de parágrafo e frase. Sendo que, a frase é usada para se estabelecer comunicação através de um enunciado suficiente por si mesmo, e também tomando conta da importância das palavras, que segundo Óthon, são o revestimento das idéias, e que sem elas é impossível pensar, o texto de Druck não apresentou falácias, mas sim a eficácia na expressão de seu vocabulário.
         Disciplinando o raciocínio, conseguiu ordenar as idéias, para se chegar a verdade. O artigo “O drama do ensino da matemática”, apresentou idéias bem dispostas, tanto harmônica quanto textualmente.
       Não obstante, a experiência é certamente a principal fonte das nossas idéias, assim sendo, é de fácil percepção entender porque a autora alcançou êxito ao escrever seu texto, já que ela, a presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, tem muito conhecimento na área.






Nenhum comentário:

Postar um comentário